terça-feira, 20 de janeiro de 2015

VELORIO l


Fomos ao velorio de um jovem rapaz , eu o conhecia desde criança e assim de repente ele se foi.
A familia estava inconsolavel e nao era para menos, pois estamos acostumados a ideia que os velhos morrem primeiro, e muitas vezes nao nos conformamos  com o que a vida nos faz passar.
Embora o jovem falecido nao fosse praticamente de nenhuma religiao em especifico, muitas das pessoas presentes eram evange'licas , conhecidos de sua familia e que estavam ali prestando apoio moral , naquele momento  tao dificil.
Todos muito bem vestidos  com trajes sociais  e penteados, nao esquecendo dos elegantes oculos escuros , que ao meu ver e' para nao mostrar que os olhos nao choram . Funeral de 1º mundo.
Antes do termino do velorio, foi realizado um culto , onde palavras  de apoio, esperança e dignidade mesclavam-se a trechos citados na Biblia.
Aproximei-me para ouvir melhor o sermao .
Nao pude acreditar no que meus olhos viram.  A pessoa " iluminada'' com a Biblia aberta na cabeceira do caixao  que pregava com tanto fervor a palavra de Deus era um conhecido meu, que a muito tempo nao o via.
E esse sumiço tinha o seu  '' porque ''.  Anteriormente esse mesmo individuo fez uma grande compra de madeira no local onde trabalho, uma compra de grande valor.  Agora pergunto a voces que estao lendo,,,,,,,
----Voces pagaram esse carregamento de madeira levado por ele???
----Ele nao pagou e ainda desapareceu .
Fiquei completamente revoltado pela cara de pau daquele caloteiro , que compra , nao paga e sai por ai pregando aos quatro cantos do mundo a palavra divina.
Devido a situaçao do momento seria impossivel cobra-lo , em respeito ao morto,  e ele estava tao camuflado de boa ovelha que no final eu ainda sairia como errado.
Virei as costas e fui para fora da sala me encaminhando para uma padaria ao lado do cemiterio, pensando bem ou como sempre sem pensar , comi ali umas coxinhas enquanto me acalmava.
Mas como ja' dizia o velho ditado  ''Desgraça pouca e' bobagem '' ,a coxinha estava estragada e nem percebi.
Hoje  ate' consigo rir quando lembro, mas naquele tempo foi de amargar.  Fiquei com diarreia por longos e dolorosos 8 dias , resultado de uma infecçao intestinal, graças a coxinha que comi, graças ao caloteiro.
Foi uma verdadeira romaria a hospitais , sendo que em uma das consultas o diagnostico foi de colera (doença que estava na moda  naquele tempo ).  Que tormento!!!!  Chegava a ir no banheiro 10 vezes ao dia,  assaduras tomando conta de tudo.
O melhor papel higienico , daqueles de excelente marca, devido a minha lamentavel situaçao, tornaram-se lixas de aço.
Ardencia ! dor ! colicas ! e muita raiva.  Depois de idas e vindas  a varios  medicos, tive resultado positivo com a medicaçao e escapei da morte intestinal.
Ate' hoje minha presença  em velorios e' certa ,pois  sempre estou disposto  a dar  auxilio nestes momentos de tanta tristeza.  E assim que sarei, prometi a mim mesmo nunca mais comer qualquer salgado sem antes ter certeza da sua procedencia.
So' que isto foi a muito tempo atras,,,,,,,,, Ja' esqueci do desconforto daqueles dias tao dificeis.  E cada vez que  " sou obrigado " a ir a' r. 25 de Março com minha esposa, nao deixo de comer aquele churrasco grego , no meio daquela sujeirada, fumaça e do povao.






Ilustraçao  de Renato Brito Gaioti

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ouro Preto ( reeleitura de Celso Castro)