segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

TRANSFORMANDO CARENCIAS EM DOAÇOES



Como era bom quando minha mae nos preparava para receber visitas, a casa com flores, bastante comida e bebidas , mesa  posta com guardanapos bordados e louça fina.
Tudo perfeito, so' nos sonhos, pois minha familia muito pobre mal tinhamos  uma comida decente.
E a conversa depois do misero jantar era sempre  velhos assuntos de familia ,muitos comentarios inuteis  todas as noites sem televisao era a unica opçao.
Ainda me lembro ate' hoje da frase  antiga usada como um documento,,,,
'"para um bom entendedor meia palavra basta""
Hoje nao acredito nessas palavras tao antigas e mesmo assinando documentos as vezes ficamos no prejuizo por conta de pessoas sem escrupulos .
Qualquer experiencia de vida por mais desagradavel que tenha sido e' possivel nos trazer sempre uma boa  liçao  e hoje sou um bom observador e  nunca mais esqueci um episodio, muito marcante  na minha infancia.
Quando meu pai recebia no fim do mes  o misero salario,tinhamos alguma regalia durante um dia inteiro.
Essa ocasiao era a mais feliz para mim. E no meio da pequena despeza feita uma vez no mes vimos uma lata de goiabada.  A promessa e' que depois do jantar  ( arroz + feijao )  isso quer dizer pouco comeriamos todos juntos.
Escureceu, jantamos e esperamos ansiosos o tal doce da lata redonda , nem sei se ainda existe.
Escutei palmas.  Era meu tio , irmao  mais novo  do  meu pai , ele estava acompanhado da namorada.
Pensei ,,,,,justo agora que vamos comer o doce chega essas visitas ,sera que vai dar para repartir com todos???????.
Apos muitas horas de conversa fiada ,aguentamos firmes  pois nao queriamos dormir sem comer o doce e minha mae sem ter o que oferecer abriu a lata do doce.
Meu tio  querendo fazer graça  para a namorada nova, apostou que ela nao aguentaria  comer o doce sozinha  , e ela como boa baiana  que e' pegou o garfo  a faca e para nosso espanto e tristeza acabou com o doce ( sozinha)
Meu tio meio sem graça, nos prometeu outra lata de doce e ficamos nos', 4 crianças pequenas a esperar pelo doce que ate' hoje nao veio.
Nos tempos atuais sou tido como exagerado porque compro tudo de montao, principalmente comida, talvez para compensar aquela noite tao fatidica.
Mas esse fato se repetiu, somente trocando as pessoas da cena.
Depois  que as visitas se foram meu pai se sentiu culpado por nao ter defendido o unico doce que teriamos no mes e prometeu que na proxima despeza compraria outra lata de goiabada.                                                                                                    
Como este mes demorou a passar , e no dia tao esperado meus pais foram na vendinha  da vila para fazer a tal despeza e levaram minha irma mais nova que eu. La' chegando minha irma emburrou porque queria  um par de tamancos.   Meu pai ficou numa encruzilhada.,,,,,,, os tamancos ou a lata de doce pois  nao dava pra comprar os dois.   Advinham o que eles trouxeram para casa?  OS TAMANCOS.
Fiquei tao disiludido quando nao vi o doce  dentro da sacola, e nunca mais esqueci.
Hoje  compro esse doce aos montes  em qualquer ocasiao, mas nao tenho mais aquela vontade de comer.
Quando somos crianças tudo e' tao diferente,  mesmo quando as coisas nao saem como  queremos,  tudo parece bom, sem culpa,  sem responsabilidade , saber que nossos pais  vao resolver qualquer  situaçao que surja , poder dormir sem pensar no que faremos  amanha.

                                                                                                              ELIRIA
                                               









                                                                     

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ouro Preto ( reeleitura de Celso Castro)