quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

O CORTE DE CABELO


Relembrando minha infancia desastrada  houve um dia em que minha mae ordenou : ZE' !!!!!!!!va'  ate' o barbeiro  e corta o cabelo modelo topetinho. Eu odiava esse corte, a cabeça ficava raspada e aquele pequeno montinho caido na testa , ridiculo , so' para demorar para crescer .
Com alguns trocados na mao, caminhei naquele sol quente ate' a barbearia que era na outra rua.
O corte que me foi ordenado por minha mae nao me agradou e por meu azar escolhi  outro modelo.  Completamente sem noçao de perigo,  e tambem por me dar tanta responsabilidade, enfim fui.
La' chegando ,  o lugar pequeno estava lotado, esperei a manha toda a minha vez, e ficava so' pensando com meus botoes, ele deve estar podre de rico, pois e' o unico na vila e muita gente pra cortar o cabelo.
Esse barbeiro ; como ja' diz o nome, cortava muito mal   Naquele tempo nao existiam escolas especializadas em cortes e modelos  entao aparecia um bicudo metido a cabelereiro , e  a periferia nao tinha escolhas e nos submetiamos   aquela maquininha manual infernal.
Este instrumento era um verdadeiro suplicio de derramar lagrimas e o profissional  (barbeiro)  nao levava a peça para afiar e quando passava pelos cabelos, ia mascando e puxando  muito, MUITO.!!!!!!!!
Depois de muitas horas esperando  naquele salaozinho apertado e  abafado meu cabelo foi mascado, e com os olhos marejados mas do jeito que escolhi voltei para casa, ja' estava na hora do almoço.
Minha mae ao me ver admirou-se da minha atitude independente e perguntou franzindo a testa;;
Que corte e' esse ZE' ????????
Respondi  todo garbozo  ,,,,,,,,,,  Mudei o corte.
Em contra partida senti a mao de minha mae segurar forte minha orelha e me arrastando pela rua chegamos na barbearia outra vez.
De novo foi dada a ordem;;;;;;; corte tudo e so' deixe  o topetinho.
Virando as costas minha mae foi embora ,e fiquei ali constrangido com a orelha vermelha ardendo.
 Acabei o resto da tarde ali  , com fome, ate' chegar novamente minha vez.
Eu admito que nesse tempo nao tinha autoridade necessaria para enfrentar e defender minhas ideias e gostos.  Hoje sou  meia idade ,mas jovao   ,uso meu cabelo comprido ,corte sempre moderno e mesmo que minha mae me diga  ,,,,corta esse cabelo Ze' eu nem dou ouvidos e so' faço o que quero.
                                                                                                                     

                                                                                                                           ELIRIA

                  arte /ilustraçao de Renato Gaioti                                                 





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ouro Preto ( reeleitura de Celso Castro)